Livraria

Livraria

foto-mercado.jpg

A livraria situa-se no Mercado das Frutas e Legumes de Olhão, entre bancas com legumes e frutas frescas como alfaces, nabos, ervilhas ou laranjas, a fim de assumir a literatura, mais em concreto, os livros que aí expomos, como produtos de primeira necessidade. Para além dos livros de teoria do cinema, esta livraria conta com títulos de literatura e ensaio, muitos dos quais se inspiram ou baseiam na programação do Festival. Para além das referências literárias da competição internacional, e da literatura que inspirou Serra ou os autores do cinema italiano, nesta edição contamos com literatura gótica, com especial foco no gótico feminino - embora o ciclo do gótico tropical tenha sido adiado, decidimos expor os livros que inspiraram estes filmes, e despertar a curiosidade do público para uma futura edição deste ciclo. Desde autoras Desde autoras como Daphne du Maurier que Hitchcock levou ao cinema (Rebeca, Os Pássaros), a clássicos da literatura que inspiraram dois filmes do Albert Serra, como “Don Quijote de la Mancha” (contamos com a edição mais completa até a data), passando por literatura mais contemporânea que provocou um novo tempo para o cinema, como James Joyce, Faulkner ou Virginia Woolf. Contamos com livros que inspiram filmes, e que às vezes, são muito populares nos países de produção e pouco conhecidos no resto dos países, como “Cavalos Roubados” de Per Petterson ou ”Las Niñas Bien” de Guadalupe Loaeza. Nesta edição, contamos também com alguns títulos de ensaio, fundamentalmente derivados do filme I Do Not Care If We Go Down in History as Barbarians, como por exemplo de autores como Hannah Arendt. A poesia não podia faltar e, desta vez, chega-nos a partir de Campo de Tiago Hespanha com títulos como “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caeiro. E das cumplicidades entre o cinema e poesia, contaremos com o livro da Rosa Martelo “O Cinema da Poesia”, que incluía uma conversa com a autora, que ficará para uma próxima edição do Festival.

A livraria é uma excelente oportunidade para aprofundar de uma outra forma as personagens que aparecem no ecrã, dado que a existência dentro do texto lhes oferece outras possibilidades de ser.

De tarde, a Livraria do Mercado duplicar-se-á na Livraria Nómada que estará nos concelhos de Olhão, Loulé e Tavira com as intervenções dos artistas Isadora Alves e Bruno Humberto.